Dúvidas sobre Importação de Veículos

Dúvidas sobre Importação de Veículos

Dúvidas sobre Importação de Veículos

Como faço para importar veículos antigos?
A Pessoa Física deve ter a origem do capital comprovada no Imposto de Renda (IR) e ao mesmo tempo estar filiada a um Clube de Colecionador, reconhecido pela Federação Brasileira de Veículos Antigos. Os veículos devem possuir mais de 30 anos de fabricação, deverão estar em boas condições, tanto de originalidade, como de conservação e destinados para fins culturais e de coleção, conforme Portaria nº 370 do Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo, de 28/11/1994, Art. 4º, item “i”, publicada no Diário Oficial de 29/11/94. Assim como a PORTARIA MDIC Nº 235 (de 07 de dezembro de 2006), Art. 25, item “H”

A importação é sujeita a Licenciamento, a ser analisada pelo DECEX (Departamento de Comércio Exterior do MICT). Isto significa que devemos obter a Licença antes de importar o veículo. O DECEX é quem irá arbitrar o valor da mercadoria (FOB) com base em 05 fotos para constatar o estado do mesmo.

A Pro Imports Motors efetua a importação de veículos antigo para coleção ou uso?
Não. Atualmente a Pro Imports Motors efetua apenas a importação de veículos novos (okm).

A Pro Imports Motors efetua a importação de carros/veículos elétricos?
Desde que seja um veículo elétrico NOVO, fazemos a importação sim.

Estou mudando de outro país para o Brasil, a Pro Imports Motors efetua a importação de veículos em mudança internacional?
Não atuamos nesse tipo de importação, para isso aconselhamos que busque uma empresa especializada em mudanças internacionais. Vale atentar-se que na grande maioria das vezes, não vale a pena, pois os veículos usados no exterior são muito baratos e o custo para trazê-los é bem custoso, compensando mais adquirir o mesmo veículo aqui no Brasil.

A Pro Imports Motors efetua a importação de motos/motocicletas?
Atualmente não estamos efetuando a importação de motos/motocicletas.

A Pro Imports Motors efetua a importação de barcos e aeronaves?
Atualmente não estamos efetuando a importação de barcos e aeronaves.

A Pro Imports Motors efetua a importação de veículos blindados?
Não efetuamos a importação de veículos blindados, mesmo sendo um veículo novo (0km), porém podemos blindar seu veículo já aqui no Brasil (assim que liberado pela alfândega), com qualidade, custo e prazo de entrega excelentes.

A Pro Imports Motors efetua a importação temporária de máquinas ou veículos?
Atualmente não estamos efetuando a importação temporária de máquinas ou veículos.

A Pro Imports Motors efetua a importação de veículos especiais de competição?
Atualmente não estamos efetuando a importação de veículos especiais de competição.

A Pro Imports Motors efetua a EXPORTAÇÃO de veículos?
A Pro Imports Motors NÃO EFETUA EXPORTAÇÃO de veículos, apenas a IMPORTAÇÃO.

A Pro Imports Motors levanta documentação de veículos importados?
Apenas lidamos com documentos de veículos importados por nossa empresa. Caso você tenha adquirido um veículo importado por outra empresa, contate a mesma ou busque ajuda em seu despachante.

A Pro Imports Motors efetua a importação de veículos de quais países?
Em quase 100% das vezes importamos os veículos dos Estados Unidos, onde você adquire praticamente qualquer veículo produzido no mundo, com baixo cuto, prazo de compra, embarque e entrega interessantes. Em situações onde haja necessidade (seja por disponibilidade ou custo), a Pro Imports Motors poderá importar seu veículo de praticamente qualquer continente ou país, desde que a negociação toda seja viável (prazo, documentos, custo, etc…)

É vantajoso importar veículos da Argentina ou México?
Os veículos produzidos na Argentina e México, e importados pelas montadoras localizadas no Brasil chegam a um preço muito competitivo, devido a acordos bilaterais entre o governo brasileiro e estes países, o que inviabiliza a importação direta, no que se refere ao valor do veículo, a menos que o veículo seja exclusivo. Todavia, é possível sim trazê-lo, bastando que o cliente concorde com os custos e proceda a importação.  


Posso entregar meu veículo atual como parte de pagamento?

Não aceitamos seu veículo na troca. A Pro Imports Motors apenas importa seu veículo, caso deseje negociar seu veículo atual procure uma revenda ou consultoria de venda de veículos.

Qual meu envolvimento no processo de importação?
Facilitamos o processo ao máximo, para que o cliente não precise perder tempo nos trâmites, por isso nos encarregamos de toda gestão. O cliente precisa providenciar a documentação inicial e alguns documentos durante o processo. Toda a documentação é simples e rápida de emitir. Precisamos do cliente em apenas 2 etapas da Operação e o avisamos a cada etapa do andamento:
1. Início: providenciar/enviar documentos (que informaremos quais durante o processo), e entregá-los em sua agência bancária.
2. Câmbio: assinar o contrato de câmbio, após nós fecharmos a negociação.

Quais os documentos necessários para fazer o processo de importação direta para pessoa física?
– Procuração pública e traslado emitidos em cartório (modelo fornecido por nós).
– Cópia de carteira de motorista (2 vias com reconhecimento em cartório).
– Comprovante de residência (2 vias com reconhecimento em cartório).
– Cópia do CPF (se não constar na carteira de motorista).

Importante: o endereço da residência comprovado tem de ser o mesmo do CPF. Se não for, deve ser atualizado na Receita Federal ou nas agências do Banco do Brasil, Correios ou Caixa Econômica Federal.  

Quais documentos são solicitados pela Receita Federal para tramitar a importação? 
O processo de importação tem várias etapas e de acordo com cada uma, requer diferente documentação. 
É parte de nosso serviço, elaborar e apresentar toda a documentação solicitada com o mínimo envolvimento do importador.
RADAR – (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros),
 L.I. – (Licença de Importação),
 D.I. – (Declaração de Importação),
 LCVM – (Licença para Uso da Configuração de Veículo ou Motor),
 CAT – (Certificação de Adequação a Legislação de Trânsito),
 DTA – (Declaração de Trânsito Aduaneiro), 
RENAVAM – (Registro Nacional de Veículos Automotores),
PROCURAÇÃO –  (Power of Attorney, documento para alfândega americana) que é feito no consulado americano (quando o veículo é procedente dos Estados Unidos – USA) onde o importador autoriza o embarque do veículo de sua propriedade (modelo de procuração fornecido por nós).
NUMERAÇÃO DO MOTOR – Declaração reconhecida em cartório declarando a numeração do motor que corresponde ao número do chassis do veículo importado  (modelo fornecido por nós).

O que é o Radar?
O Radar é uma exigência da Receita Federal para toda importação (Instrução Normativa n°650 da RF), é deferido em até 10 dias após entrada com os documentos necessários. Este serviço será feito por nossa equipe para quando for confirmada a sua intenção de importação.  

Quem faz o processo de importação?
Facilitamos e cuidamos de toda a documentação mencionada e gestiona a importação frente a todos os organismos necessários. Isto não tem custo extra e o cliente não precisa comparecer pessoalmente. O processo finaliza com a entrega do veiculo, pronto para ser emplacado.  

Quais são os impostos que incidem na importação de veículos?
I.I. (Imposto de Importação), IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), ICMS ( Imposto de Circulação de Mercadorias – é possível requerer a isenção de ICMS em alguns estados do Brasil), PIS/PASEP/COFINS.  

Os tributos são pagos a vista?
Nossas operações são 100% cheias. Realizamos os pagamentos de todos tributos envolvidos na importação legal, inclusive na Importação Direta Pessoa Física (PF), a comprovação constará em seu extrato bancário, especificado e vinculado a operação do veículo adquirido.  

Qual o valor pago em IPVA na primeira vez?
4% sobre o valor final do veículo (CIF + impostos), referente aos meses restantes até a próxima renovação. Nos próximos IPVA o valor será de 4% do valor de mercado (valor venal) do veículo   

O orçamento fornecido pode ter variações posteriormente?
Sim e não. Os orçamentos solicitados tem base no preço MSRP (Valor de Venda Sugerido ao Revendedor) pelas fábricas. Esse orçamento pro-forma serve para o cliente ter uma base de preço. Após o cliente decidir de fato pela compra, o valor a ser pago já será o valor REAL do veículo (podendo ser mais baixo ou mais alto devido a oferta de mercado e acessórios do veículo).

A única variação a partir daí é a variação cambial (cuja cotação depende do momento da compra e do pagamento dos encargos), que poderá variar para mais ou para menos, e eventualmente alguma mudança de lei de importação pelo Governo Federal Brasileiro sobre o qual não temos controle. Tenha em mente JAMAIS fechar a compra de um veículo com o dinheiro exato da transação em conta, pois como informado acima, poderá sempre haver flutuações de valores.

Preciso fazer o pagamento do valor total de uma só vez?
Não. Os pagamentos são feitos em diferentes momentos e situações, e poderão ter os valores alterados de acordo com a oscilação da moeda.   

1 – pagamento dos serviços a nossa empresa (todos os pagamento são efetuados diretamente em nossa conta)
2 – pagamento do veículo ao fornecedor no exterior
3 – pagamento dos impostos a Receita Federal (os quais serão debitados diretamente de sua conta bancária pela Receita Federal)

Quem pode importar veículos?
Qualquer pessoa física ou jurídica. A única exigência é que a pessoa física ou jurídica possa comprovar a origem do dinheiro através do Imposto de Renda do ano anterior.  A pessoa física somente poderá importar em quantidade que não revele prática de comércio e desde que não se configure habitualidade, já a pessoa jurídica não tem um limite imposto por lei. Vale lembrar que em ambas as modalidades, o importador deverá estar em dia com suas contribuições fiscais perante à Secretaria da Receita Federal do Brasil, assim como possuir renda declarada suficiente para cobrir toda a importação.  

Sendo pessoa física, quantos veículos posso importar?
Como pessoa física, somente poderá importar em quantidade que não revele prática de comércio e desde que não se configure habitualidade, além de ter o benefício da isenção do ICMS (apenas em alguns estados). Normalmente pode importar um novo veículo a cada 8 meses.  

Quanto tempo leva para confecção dos documentos e aprovação da importação?
A emissão do Radar leva cerca de 1 semana. A emissão da L.I. (Licença de Importação), atualmente leva aproximadamente 28 dias.  

Posso revender o veículo importado em meu nome?
Somente o cliente (importador) é quem poderá efetuar o 1º emplacamento em seu nome, com a documentação completa da operação em seu nome. Após o emplacamento você poderá vender o veículo, que após o emplacamento é considerado um veículo usado. Todavia você não poderá importar outro veículo pelo prazo aproximado de 8 meses.   

Posso importar em nome da minha empresa para revender?
Sim. Nesse caso sua empresa terá que ter mencionado “importação” no seu contrato social. Pode também ser importado pela empresa, para uso da empresa. 

Os veículos estão segurados durante do transporte? 
Sim, do embarque até o desembarque o veículo está segurado, qualquer avaria, portanto, é de responsabilidade da seguradora. O custo está incluído no orçamento inicial.  

Quais os riscos?
O risco da operação está ligado ao cliente não ter como comprovar a origem do dinheiro, o que pode levar a Receita Federal não autorizar a entrada da carga no território nacional, o que chamamos de perdimento de carga. Para esse risco deixar de existir é fundamental o comprador ter demonstrado a origem do dinheiro através do Imposto de Renda do ano anterior.  

Quanto tempo leva até chegar o veículo?
No caso de haver pronta entrega, o tempo total estimado é de cerca de 60 dias.   

Onde retiro o veículo após a liberação do mesmo?
O veículo pode ser retirado no porto ou pode enviado via transportadora (com seguro do veículo) até o cliente.. 

É possível importar veículos com baixo valor agregado?
É importante informar que os veículos comercializados em grande quantidade no Brasil e sem opcionais exclusivos, deixa de ser interessante financeiramente, porém isso não o torna impossível de ser importado, apenas financeiramente chegaria com um alto custo em relação a veículos do mesmo nível no Brasil.  

Veículos importados podem ser financiados através de financiamento ou leasing?
Não é possível executar esta operação com financiamentos ou consórcios, pois só é possível financiar veículos já nacionalizados (Desembaraçados) e com cadastro BIN (DENATRAN).  


Pro Imports Motors Franquia - clique aqui e saiba mais
Receba nossa Newsletter

Enviar um comentário